Transporte Público Gratuito no Dia das Eleições

Transporte Público Gratuito no Dia das Eleições

Neste domingo, 6 de outubro, os eleitores da cidade contarão com transporte público gratuito para exercer o direito ao voto, conforme determinação da Resolução 23.736/2024 (Art. 24) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e das diretrizes da Ação Civil Pública nº 1020568-59.2022.8.26.0451. A iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), visa garantir que todos os cidadãos possam comparecer às urnas sem dificuldades relacionadas ao transporte.

O benefício estará disponível durante todo o horário de operação dos ônibus, começando às 4h40 e se estendendo até 00h10, sem a necessidade de pagamento da tarifa em nenhuma das linhas. De acordo com a Semuttran, o serviço funcionará com a tabela horária de dias úteis, assegurando que todas as rotas operem normalmente para atender à demanda.

Procedimentos de Embarque

Apesar da gratuidade, a Semuttran estabeleceu medidas de controle para garantir a segurança e o fluxo de passageiros. Todos os usuários deverão entrar pela porta da frente do ônibus e registrar a passagem pelo validador, embora nenhum valor seja debitado do cartão de transporte. Aqueles que não possuírem o cartão poderão embarcar normalmente pela porta da frente, sendo liberados pelos motoristas.

Nos terminais, o procedimento será o mesmo: os usuários deverão utilizar os validadores de entrada ou, caso não tenham o cartão, serão liberados por agentes operacionais do Pira Mobilidade, empresa responsável pela gestão do transporte público na cidade.

Importante destacar que, durante o período eleitoral, não será necessário apresentar título de eleitor ou qualquer outro tipo de comprovante para usufruir da gratuidade, que será estendida a todos os passageiros, independentemente do motivo de utilização do transporte no dia.

Orientações aos Usuários:

  • O embarque deverá ser realizado exclusivamente pela porta da frente do ônibus, sendo proibido o uso da porta traseira;
  • Todos os passageiros deverão passar o cartão de transporte no validador para controle de fluxo, mas sem débito de saldo;
  • Passageiros sem o cartão poderão embarcar com a liberação do motorista;
  • Nos terminais, os agentes operacionais liberarão o acesso para quem não tiver o cartão.

A única exceção será o fechamento da loja da empresa Pira Mobilidade, responsável pelo atendimento do cartão do transporte, que não funcionará no domingo.

Com essa ação, a Prefeitura busca facilitar o acesso ao voto, promovendo a cidadania e garantindo que nenhum eleitor seja prejudicado por falta de transporte.

Picture of Assessoria de Imprensa

Assessoria de Imprensa

Últimas Notícias

Fique Por Dentro das Ultimas Novidades Sobre o Novo Sistema de Transporte Urbano de Piracicaba.

Horários dos Onibus

Confira as linhas e horários do transporte público e coletivo de Piracicaba.

plugins premium WordPress